quinta-feira, 4 de junho de 2015

Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio

Título: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Páginas: 320
Editora: Intrinseca
Ano: 2013
Assunto: Infanto-Juvenil -  Literatura Juvenil

A história consiste em August Pullman, um garotinho de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade no rosto. Devido à diversas cirurgias e complicações médicas, ele nunca pôde frequentar uma escola até agora. Anteriormente sua mãe é quem lhe dava aula em casa, mas para o bem dele, ela o incentivou a frequentar uma escola de verdade.

A história se desenvolve com August estudando no 5º ano, onde sofre preconceito, solidão e humilhação por parte de seus colegas de classe e o resto dos alunos da escola.
Sua deformação no rosto nunca foi um problema para ele, mas sim para pessoas que o viam na rua. Porém ele já estava acostumado a comentários, à pessoas se assustando quando o viam ou simplesmente quando o encaravam.
“ A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma”.
“Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu.

“Auggie” é inteligente, simpático e sua família o ama mais que tudo. Ao decorrer da história ele consegue provar que a beleza interior vai muito além do que qualquer aparência física.
O livro é narrado por August e outros personagens, sendo sua família e amigos contando sua visão do August. São 8 partes, cada uma narrada por um personagem.

A história é linda e é recomendável para qualquer idade. Uma leitura prazerosa e uma escrita muito fácil de se entender. O leitor se identifica e interage com o livro, se emociona, sente raiva, tristeza, felicidade, uma mistura de sentimentos.


Eu recomendaria à todas as bibliotecas escolares a terem vários exemplares desse livro. Incentivar as crianças e adolescentes à lê-lo, se interagir.

Pois ainda há vários pequenos “Auggies” por aí que sofrem preconceito e humilhação por ser quem é. O livro seria de grande incentivo e conscientização tanto para pessoas que sofrem esse preconceito tanto para quem pratica, para rever seus conceitos e aprender que o físico não se compara à nada ao que temos por dentro, nosso caráter, mentalidade e humildade.

 

Outro motivo da minha paixão pelo Auggie é por que ele é super fã de Star Wars, haha! No livro várias vezes é citado ♥

Alguns  preceitos do Sr. Browne (professor do Auggie)
 "Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."
"Seus feitos são seus monumentos."
"Apenas siga o dia e busque o Sol!"

Para mais preceitos, leiam "365 Dias Extraordinários", da mesma autora, a edição reúne uma coleção de preceitos que vocês vão adorar! 

2 comentários: